Construção de marcas para empresas: quando investir e quando economizar

Construção de marcas para empresas: quando investir e quando economizar

Compartilhar esse post

Mesmo fazendo parte de uma empresa que constrói marcas, preciso te avisar de algo muito importante: você NÃO precisa de um logo feito por um designer para ganhar dinheiro!

Mas se o seu objetivo é se destacar, construir uma relação de confiança ou se posicionar como uma marca forte e inesquecível, a aparência e o olhar de um profissional da área de design – faz TODA a diferença.

Não importa se você está começando seu negócio agora ou chegou a hora de refazer a sua marca, tenho certeza que a pergunta que está rondando a sua cabeça é: devo investir muito na criação de um logo?

Além disso, com certeza existem muitas vozes externas na sua cabeça nesse momento, existem pessoas contando suas experiências e impressões sobre o tema.

Existe quem ganhou o logo de um amigo parceiro, quem fez permuta, quem fez por conta própria ou ainda pagou o menor valor que encontrou. E não existe certo ou errado, ok? O que existe é estratégia e clareza sobre QUAL É O SEU OBJETIVO? Com algumas respostas em mãos será mais fácil você avaliar o melhor caminho a seguir.

O que irei compartilhar aqui é a minha visão pessoal e também profissional sobre investir dinheiro na construção de uma marca forte!

Você quer uma marca ou um logo?

Para um profissional de comunicação, o logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa. É um sinal visual, exclusivo que deve mostrar a personalidade e a essência da sua marca. Um logo é um atalho visual para a empresa, uma forma de se comunicar visualmente e rapidamente com o público-alvo.

Já a construção de uma marca engloba elementos mais subjetivos, como emoções, sentimentos, valores, senso de comunidade. Passa também por se conhecer profundamente, quais são os seus grandes diferenciais.

Quem constrói uma marca forte, entende a fundo o seu público e oferta e usa elementos, visuais, textuais, audiovisuais, sensoriais, etc. – para criar essa relação de identificação e ser o grande queridinho do seu cliente.

Construir uma marca é ser o número 1 na mente e corações de um determinado público e responder a altura a expectativa que você criou. Em outras palavras, sua oferta tem que ser boa e cumprir o que prometeu!

Feito essa breve explicação – vamos a resposta da pergunta de 1 milhão: vale a pena investir na construção de uma marca?

Quando poupar e quando investir: algumas orientações gerais

Devo optar por uma identidade visual profissional, desde o primeiro dia ou deve ir levando como dá, depois penso nisso melhor? Na minha opinião depende do seu momento e maturidade do negócio, mas existem prós e contras que você deve considerar seriamente e que falarei mais adiante.

Quando você deve economizar?

  • Quando você simplesmente não dispõe de dinheiro para o investimento no momento.
  • Você acredita que seu público ou negócio pode sofrer grande transformação nos próximos 12 meses e isso afetará radicalmente a sua comunicação visual

Quando você deve investir?

  • Quando você tem consciência do seu público e seu produto já vende ou você sente que é hora de crescer e precisa se conectar de formas mais direta e assertiva com seu público e assim, expandir os resultados.
  • Você vende um produto ou serviços com um ticket mais alto, o chamado premium. Se você deseja vender a um preço mais alto, cada um de seus pontos de contato deve dizer ao seu cliente “este é um produto/serviço de qualidade”, incluindo seus recursos visuais.
  • Você tem como público-alvo pessoas com uma maior maturidade visual e que priorizam um bom design. Por exemplo: arquitetos, designers, pessoas que trabalham com moda, pessoas que trabalham com imagem pessoal e profissional, etc. Este público procura marcas que possuam o mesmo senso estético e apreciação pelo belo do que eles.

O que NÃO é negociável! Aqui você simplesmente, TEM QUE investir!

Mesmo que o seu orçamento não seja muito alto, existem tópicos, seja na construção de uma marca completa, seja no desenho de apenas um logo, que você não deve ignorar ou terá um sério problema de comunicação visual.

A) Um sistema visual e um manual da marca

Não importa qual seja o seu orçamento nesse momento, você precisa de um sistema visual que funcione de forma harmônica. Isso significa mais do que apenas um logotipo.

Um sistema visual são elementos que juntos, trabalham para criar a sua identidade única. Isso inclui suas cores, fontes e quaisquer outros gráficos de suporte, como estilos de fotografia, padrões, ícones, estampas, etc. Alguns profissionais incluem tom de voz e arquétipo.

E destacar o seu grande DIFERENCIAL é crucial para se destacar da concorrência de forma efetiva, então coloque foco e energia no seu sistema visual!

Além disso, ter um sistema, mantém você operando com um estilo visual coerente. Isso traz credibilidade e confiança. Bagunça visual é bagunça na mente do cliente.

O sistema também facilita o trabalho do seu marketing, seja ele online ou offline. Seja ele feito por você ou por uma equipe.

Depois de decidir seu sistema visual, coloque tudo em um manual da marca. Todo o seu material visual e gráfico, serão sempre consistentes, fortes e harmoniosos. Não importa quem esteja criando – o manual da marca será sempre um mapa que aponta o caminho correto a seguir.

B) Um logo VETORIZADO

Um logo vetorizado, é necessário porque ele pode ser ampliado indefinidamente, sem perder nada de sua qualidade de definição. Ou seja, pode mandar fazer um banner, um outdoor, cartaz ou qualquer outro material impresso ou digital, que sua marca não perderá qualidade e nitidez.

Uma imagem vetorizada é traçada por meio de retas e curvas calculadas matematicamente e feitas com softwares de vetorização. Confira com o profissional escolhido, se ele está apto a produzir seu logo nesse formato. Isso é MUITO, MAS MUITO importante!

C) Um olhar estratégico

O profissional que desenhar a sua marca, deve também ter um olhar estratégico para o seu negócio. A marca é o grande abre alas do seu negócio, ele deve abrir seu desfile com chave de ouro.

E nessa construção estratégica, você é o grande parceiro do designer. Você precisa saber que tipo de marca está construindo antes de começar.

É você que traz a luz sobre: quem são os clientes ideais e como eu desejo que eles se sintam em relação a sua marca. Você deve saber quem são seus clientes ideais e o por que razão a sua oferta é diferente ou exclusiva das outras no mercado.

Ter uma estratégia clara antes de começar o projeto gráfico, evita que você caia em modinhas visuais, seguir tendências que depois envelhecerão ou escolher um designer profissional apenas por preferência pessoal. Leve em consideração o profissional e o conhecimento do designer.

Pronto para começar?

Não importa se você irá fazer por conta própria ou contratar um profissional, seja responsável com o seu negócio e clientes.

Eu considero um carinho quando encontro alguma embalagem ou rede social que me encontra pela qualidade visual. Eu penso, poxa, essa pessoa investiu para me fazer feliz. Ela leva a sério o que faz.
Não é apenas sobre se esta é uma boa paleta de cores ou se essa tipografia é bonita ou não. O que realmente você deve considerar é se tais elementos estão alinhados com o que a sua marca deseja construir!

Se você sabe aonde quer chegar, fica muito mais fácil tomar decisões estratégicas que mudam a história do seu negócio para melhor.

E como sempre dizemos por aqui: uma grande marca merece um design incrível!
Você merece e o seu cliente também.

Gostou desse texto e deseja fazer seu projeto com a gente?

Entre em contato clicando AQUI ou enviando um e-mail para contato@essenciar.com

Leia também o nosso texto sobre as 6 razões pelas quais sua empresa precisa de uma marca, não apenas de um logotipo.

Texto escrito por Taís Carvalho – Fundadora da Essenciar.
Fundadora da Essênciar, é cinéfila, leitora ávida, pisciana jovem mística e ainda adora exercitar seu lado master chef na cozinha. É Jornalista formada pela UFRJ e já passou por empresas como Band News, Rádio Tupi, Furnas e a Academia Brasileira de Ciência. Atuou como radialista, assessora de imprensa por muitos anos, até se apaixonar pela comunicação digital.

Conheça mais nas redes pessoais da Taís:
Instagram
Linkedin

Acompanhe a Essenciar nas Redes:
Instagram
Linkedin
Youtube
Twitter

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Você também pode gostar

Posso ajudar?